MuBE Virtual > Textos > Textos
Textos
   
Esculturas públicas: encontros com um rumor desconhecido.

Visitar é também buscar um compromisso com o desconhecido. Tocar, procurar na expansão da sensibilidade tátil a verdade da obra, até então submersa.



A Escultura em espaço público na Universidade Estadual de Campinas: sua restauração e preservação como Patrimônio Cultural Histórico e Artístico


Sacilotto

Texto do sociólogo José de Souza Martins que reflete sobre a escultura Concreção 005 e seu autor, Luiz Sacilotto.

Publicado em O Estado de S. Paulo [Caderno Metrópole].
Segunda-feira, 15 de agosto de 2011, p. C6.



Projeto MuBE Virtual e a participação em redes colaborativas

O artigo trata do projeto MuBE Virtual, da participação em rede e aponta outros projetos que se propõe a criar um banco de dados colaborativo de obras e trabalhos expostos em espaços públicos.  O interesse está em relacionar o MuBE Virtual dentro do contexto de demais projetos participativos, tendo o espaço urbano como elemento comum em manifestações artísticas, trocas de conteúdo e reflexões contemporâneas. 



Entrevista com Elisa Bracher

Em conversa na Galeria Milan, a conceituada artista plástica conta sobre o processo de criação de suas obras, seus projetos sociais e sua visão sobre a arte contemporânea.



MuBE Virtual entra no mundo dos aplicativos
 
 

Saiba como funciona nosso aplicativo para iPhone e iPod Touch, e como ele pode ser usado para expandir ainda mais o banco de dados das esculturas brasileiras.



Patrimônios esquecidos

Denunciar é um ato de cidadania, agir é um dever do poder público. Recentemente, o jornal o Estado de S. Paulo publicou uma matéria sobre o abandono da Praça Cidade de Milão, na zona sul de São Paulo, cujas esculturas Noite, Aurora, Dia e Crepúsculo são os principais atrativos. Segundo a reportagem, a fonte que adorna a praça está seca, os canteiros depredados e há muito lixo espalhado pelo local.



Entrevista com Mariana Varzea
O MuBE Virtual entrevista a museóloga Mariana Varzea, co-autora do livro "Arte Ambiente Cidade - Rio de Janeiro", com Roberto Ainbinder, fotografado por Cesar Duarte.
Mariana conta um pouco sobre a experiência de apresentar ao leitor o tempo e o espaço, os séculos e seus eventos, os bairros, as ruas e as obras de arte do Rio. Um passeio cultural, que convida as pessoas a contemplarem e a refletirem sobre a história da arte e da cidade.


Entrevista com Magoo Felix

O pintor, escultor, grafiteiro, customizador de carros, músico e skatista Magoo Felix é muitos artistas em um só. Aos 35 anos, já um ícone da cultura urbana, está com uma mostra individual de seus trabalhos na Galeria Choque Cultural. A exposição KarKaça contém, entre outros itens, esculturas feitas com pedaços de carros aerografados.



Últimas Atualizações

Mantenedores
Assessoria
MCAtrês